Media >Notícias
Institucional

LEQUE vence Prémio Manuel António da Mota

13.02.2012

A LEQUE, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais foi a instituição vencedora do Prémio Manuel António da Mota. O Prémio foi entregue pelo Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares, no dia 4 de dezembro. O Palácio da Bolsa no Porto foi mais uma vez o palco do evento, que contou com a presença do Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, na sessão de abertura.

O objetivo desta 2ª edição do Prémio Manuel António da Mota foi premiar as organizações promotoras de voluntariado que se dediquem especialmente ao voluntariado de proximidade.  

As atividades e projetos desenvolvidos neste domínio poderiam dirigir-se a um conjunto alargado de segmentos populacionais, em que se incluem as pessoas idosas, crianças e jovens, deficientes, doentes e de uma forma geral quaisquer grupos sociais em situação de particular fragilidade ou carência do foro social, económico, psicológico ou afetivo.  

De um conjunto de mais de 100 candidaturas recebidas provenientes de instituições particulares de solidariedade social, autarquias, associações sem fins lucrativos, ONGs, e outras organizações do terceiro setor, representativas de várias parcelas do território nacional, foram escolhidas pelo comité de seleção do prémio as 10 candidaturas finalistas.

O processo de seleção obedeceu a um conjunto de critérios sociais, técnicos, institucionais e económicos previstos no regulamento do Prémio e aplicáveis à análise do formulário de candidatura, a que se seguiu um conjunto de visitas às instituições finalistas por parte dos membros do júri, que permitiu apreciar in loco as atividades desenvolvidas e determinar a candidatura vencedora.